sábado, 1 de agosto de 2009

Do ato de dormir

O ser humano, apesar de negar, é um ser hedonista por natureza. Para isso nós trabalhamos além da conta, enfrentamos o mundo e conquistamos uns aos outros. Dentre os tantos prazeres os principais devem ser comer, beber, excretar, transar e dormir. A este último resolvo tratar umas duas ou três linhas a respeito.
Confesso já ter dormido no chão, em colos confortáveis, no meio de um show, no ônibus acordando a cada parada e em tantos outros buracos que você não vai ficar feliz em saber, mas que deixariam qualquer faquir cheio de inveja.
Para dormir bem é preciso grande preparação. Ao longo do dia faça muito para ter direito ao sono dos justos. Aqueles que não deixaram o dia passar em branco usufruirão de uma cama que será a visão do paraíso sobre a terra. Quem trabalha duro sabe dar valor ao soninho, soneca e da dormida de noite inteira sem despertar sequer uma vez.
Há casos de pessoas capazes de desfocar todo o quarto vendo apenas, entre nuvens e anjinhos, seu reluzente e aconchegante ninho.
Como todo prazer, é preciso preparar o ambiente para usufruí-lo nos seus mais altos níveis. Antes de dormir tranque bem as portas e janelas e deixe tudo que te aflige longe do seu quarto. Em seguida bata bem o lençol, a fronha e o cobertor para tirar todo o ácaro e poeira depositados ali ao longo do dia. Forre bem esticado o lençol, prendendo firme suas bordas embaixo do colchão. Para que esse universo de prazer não seja mal aproveitado, tomar um bom banho do tipo “tirar a mazela do dia” precisa ser providenciado a fim de garantir a higiene e o conforto. De tempos em tempos é conveniente deixar seu colchão tomando sol. Com essas providencias tomadas as eventuais coceiras podem ser deixadas de lado.
Um clima mais confortável e aconchegante pode ser alcançado com a queima de incensos, mas nada muito forte ou doce. As paredes devem ser brancas, azuis ou verdes para transmitir a tranqüilidade e estimular a criatividade onírica. Evite sempre que puder o vermelho e amarelo, pois essas cores esquentam o ambiente. Ah quem diga que a trindade perfeita para uma noite de sono excelente é feita com um bom vinho, seguida por um bom fumo e um bom sexo. Acrescento aqui cafuné e massagens nos pés. Acho que deveríamos instituir o dia internacional de dormir de conchinha.
O sono é um ser hesitante, assusta-se fácil com movimentos bruscos. Quando deitar, cubra-se com seu lençol mais aconchegante, ligue o ventilador ou aparelho de ar-condicionado e foque-se no seu som uniforme para abstrair dos outros todos que a noite nos arruma para encher o saco e espantar o sono. Então espere o João pestana assoprar a poeira nos seus olhos. Enquanto ele não chega conte carneirinhos ou bicho do nível, entretenha-se lendo uma leitura fácil, ou se inxira para a sua companhia de cama. Caso não tenha uma não se acanhe de usar suas mãos em beneficio próprio.
Ainda hoje acredito que uma das melhores sensações que tenho na vida acontece quando acordo as cinco da manha, com uma forte chuva batendo na janela, um frio danado pairando no ar e eu lembro que não preciso acordar naquela hora porque não vou trabalhar naquele dia. Então, cubro-me com meu lençol quentinho, ajeito o meu travesseiro, se estiver acompanhado providencio um novo encaixe confortável, fecho os olhos e vou brincar de tudo que é bom no meu mundo dos sonhos. Isso não dura nem dez segundos, mas sempre que preciso de uma emoção boa isso é uma das primeiras coisas que me vem à mente.

Bons sonhos.

Um comentário:

Unknown disse...

kem bem conhece essa criatura diminuta que escreve esse texto,bem sabe q ela naum precisa de nada, absolutamente nada pra dormir!!!!
Mas cuidado, ele grita TOMATE enquanto dorme... Levanta bruscamente durante a noite, arrastando o que tiver perto dele, é dakeles que ocupa PRIMEIRO, a ÚNICA cama da festa e não deixa espaço pra mais nenhum bêbado da festa... e se tiver alguém pra colocá-lo pra dormir ele vicia...