sexta-feira, 17 de julho de 2009

Starman Volume 1

Photobucket

Starman é mais do que um herói. É um legado. E é esse legado que é ameaçado no primeiro arco de histórias por um antigo inimigo do passado. Em meio a isso conhecemos Jack Knight, filho mais novo de Ted Knight, o Starman original. Jack é um comerciante de antiguidades e colecionáveis que subitamente é arrastado para o legado dos Starmen.

Starman não é novidade no Brasil, mas no formato e qualidade que a Panini oferece sim. Este lançamento da Panini Books reúne as nove primeiras edições de Starman, recheado de extras interessantes, capa dura e papel de qualidade.

Mesmo com o luxo um tanto exagerado, creio que Starman vale o esforço. Tanto para fãs de super heróis quanto para de quadrinhos em geral, Starman é uma boa pedida. Sua história começa pelo surgimento do herói, todas as suas dificuldades em aceitar e continuar no papel e progride para a sua maturidade.

O tempo foi generoso com a série. Originalmente publicada em 1995, não tem aquela sensação de ingenuidade e imaturidade que acompanha leituras de séries da mesma época. E em um período que se trabalhava mais imagens ao invés do texto, temos um gibi digno de produção da Vertigo: texto em conjunto com a arte casando perfeitamente com a proposta mais madura, mas sem sair (muito) da proposta dos super heróis. Tudo obra de James Robinson, criador da série.

É preciso notar que a arte de Tony Harris dá o clima certo à história. Sua arte é expressiva em momentos tranquilos e tensos, e mesmo a disposição dos quadros ajuda nisso. Particularmente a história fechada contando o passado do vilão Sombra mostra desenhos mais sombrios e a participação de um escritor famoso. Nas demais histórias (além do arco inicial em 4 partes, duas histórias fechadas e uma em duas partes), a arte de Harris segue o mesmo padrão, porém diferente das histórias mais recentes dele, mantendo a qualidade, claro!

Histórias de primeiríssima qualidade, lançadas originalmente no lamaçal dos comics que foram os anos 90 (principalmente ao fim da década). Assim como Hitman, Starman já foi publicado pela Magnum Force e a Metal Pesado/ Brainstorm/ Tudo em Quadrinhos, mas nunca foi finalizada. Na verdade só lembro Starman ter sido publicada uma história por edição pela Magnum e em edições esparsas pela outra (em especiais e na revista Dark Heroes) e ainda um especial reunindo as quatro primeiras histórias. Esta edição é tão luxuosa quanto os encadernados de Sandman da Conrad, por isso uma ótima aquisição, valendo cada centavo.

Nota 10.

Um comentário:

Ricardo Wanderley disse...

bem legal!!!!

depois eu te devolvo :P